Dê adeus aos dentes tortos

Aparelho Dentário

Tenha um sorriso bonito e saudável

Agende sua consulta

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO

Ortodontia

Dentes bem posicionados são essenciais para um sorriso bonito e é o tratamento ortodôntico que realiza o alinhamento dos dentes. Mas não só. O uso de aparelho  também auxilia na mastigação e fala, além de corrigir problemas na mordida.

São instaladas pequenas estruturas (os bráquetes) nos dentes, que suportam um arco. Cada vez que este arco é apertado os dentes vão se movimentando, até que assumam a posição correta.

Com a evolução da ortodontia, cada dia mais os pacientes têm novas possibilidades em vez do tradicional sorriso metálico, como os estéticos, autoligados, linguais, entre outros.

Principais dúvidas

Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos, com algumas limitações. Cada caso tem suas particularidades, que devem ser avaliadas por um profissional.

Não existe uma idade mínima para que o tratamento seja iniciado. Recomenda-se que os pais procurem um ortodontista a partir do início dos dentes de leite.

Não existe uma idade mínima para que o tratamento seja iniciado. Recomenda-se que os pais procurem um ortodontista a partir do início dos dentes de leite.

Primeiramente o ortodontista irá pedir algumas radiografias e tirará o molde da boca do paciente. Fotos da face também são necessárias em alguns casos. Essa documentação serve para avaliar precisamente o problema do paciente e definir os pontos que precisam de alinhamento e ajustes. Então é realizada a colocação do aparelho e segue com manutenções periódicas (geralmente mensais).

O tempo de tratamento que antes era longo, hoje é muito menor. O dentista com a documentação ortodôntica do paciente em mãos consegue ter um tempo aproximado do tratamento.

O paciente também deve cooperar com os cuidados e manutenções do aparelho para auxiliar no tempo do tratamento.

Antes de dar início ao tratamento, no entanto, é preciso avaliar não apenas o custo do aparelho em si, mas o profissional a ser contratado e as medidas a serem realizadas pelo ortodontista. Existem as seguintes fases de um tratamentos ortodôntico: avaliação, documentação ortodôntica, colocação do aparelho, manutenções e contenção. Somente após a avaliação final o dentista poderá realizar um orçamento exato do valor.

O aparelho Convencional é o aparelho mais comum, aquele que tem as borrachinhas coloridas.

O aparelho Auto Ligável  não precisa da borrachinha e diminui o tempo do tratamento do paciente.  Esse aparelho é indicado para pessoas que não tem muito tempo para ir ao dentista, podendo ter um espaço maior entre as consultas.

Os aparelhos estéticos são alternativas para aqueles pacientes que se preocupam com a estética durante o tratamento, pra isso existem os aparelhos de Porcelana ou os altamente estéticos que são os de Safira. Eles são translúcidos como se fossem gelo e então a cor que aparece no aparelho é a própria cor dos dentes do paciente.